Sou um leitor de quadrinhos das antigas. Não tanto como para ter comprado a Action Comics na banca, mas o suficiente para ter lido a primeira versão lançada no Brasil do Cavaleiro das Trevas, Elektra Assassina, Asilo Arkham e Piada Mortal.
Mas mesmo tendo essa, por assim dizer, bagagem, resolvi assistir ao “Batman vs. Superman” com o coração aberto e sem expectativas de que o filme fosse igual aos quadrinhos. Eu sabia que havia uma mistura de sagas ali, mas não me importei. Eu queria ver o que resultaria disso.
Acabei me divertindo bastante, apesar da versão dublada, cortesia da presença do meu primogênito, mas acabei ficando com uma série de dúvidas que depois esclareci nas dezenas de vídeos de easter eggs que aparecem no YouTube.
O que não vi em lugar nenhum foi uma referência a uma saga que não tem muito a ver com o filme, mas que tem uma importância crucial na cronologia e na vida dos personagens da DC: apesar do texto sugerir um relacionamento estreito com Injustice, o que vi na cena em que o Flash aparece para o Bruce Wayne na batcaverna pode ser resumido em uma só palavra: Crise.
E se alguém acha que estou maluco, uma imagem que vai parecer bastante familiar, mesmo para quem não leu a saga:
Os iniciados sabem bom por que a letra maiúscula e é para eles que pergunto: fui só eu que vi isso? Trata-se apenas de uma homenagem ou tem algo a ver com o argumento dos filmes da Liga da Justiça? Será que não é o Darkseid o principal vilão desses filmes, conforme sugerem algumas referências?
Alguém aí tem algum palpite?