X-Men Dias de um futuro esquecido: os Sentinelas que os X-Men pediram ao diabo (alerta de spoiler)

Posted by

HdTV - Dias de um futuro esquecido

Continuando a minha romaria carnavalesca entre os filmes de heróis que as obrigações familiares me impediram de ver no cinema, consegui arrumar um tempo para assistir ao Dias de um Futuro Esquecido.

Como os X-Men são o meu grupo preferido dos quadrinhos, eu tomei o cuidado de dar uma chance ao filme ao não pensar em nada do que eu havia lido desse arco de histórias.

Durante o filme, eu não pensei que era a Kitty e não o Logan que viajava no tempo, que os Sentinelas do futuro não eram tão fodões quanto o Nimrod já pensou algum dia em ser, que a Mística não tinha nada a ver com o babado e que era o Senador Robert Kelly (e não o Bolivar Trask) a personalidade assassinada que desencadeou o fortalecimento do programa dos Sentinelas e a tomada de poder por parte dos robôs.

Ao invés disso eu, como costumo fazer em filmes baseados em quadrinhos, relaxei e gozei.

E, pasmem, acabei sentindo prazer no processo!

Gostei da nova história que contaram, da importância que deram ao Trask, do link que fizeram entre os poderes transmorfos da Mística e as adaptações quase que imediatas dos sentinelas do futuro e da aparição do Coronel Stryker em uma versão mais jovem, mas igualmente lazarenta.

O ponto dos Sentinelas se parecerem com um Nimrod vitaminado não deve ser acidental. Eu sempre achei que o Nimrod tinha potencial e que as dúvidas que surgiam na cabeça dele convivendo com os humanos do passado (dele) eram meio difíceis de engolir e achei bom ver robôs virtualmente invencíveis matando os mutantes repetidas vezes enquanto eles fugiam com ajuda das viagens no tempo do Bishop.

Aliás, isso me lembra dos personagens tão descartáveis quanto os do Esquadrão Suicida: Mancha Solar, Blink, Apache e até Colossus, Homem de Gelo e Tempestade estão lá para morrer e só! Não fazem praticamente nada no filme além de gritar e ser empalados ou mutilados. Só o Bishop faz alguma coisa relevante, mas ainda assim mais como apresentação do que o Logan vai passar do que por conta da sua própria dinâmica no filme.

Pior que isso, só a Vampira que teve a sua participação cortada do filme e só apareceu por alguns segundos no final, quando o Wolverine acorda no futuro alterado e a vê junto ao Homem de Gelo.

O que eu não consegui entender foi a cena pós-créditos. Não captei se a Mística, se fazendo passar pelo Stryker retirando o Wolverine do fundo do rio, seria a responsável pela inserção do adamantium ou se seria a pessoa que impediria isso de acontecer, mudando todo o futuro que conhecemos (ou conhecíamos?).

Alguém me ilumina?

Leave a Reply