Pantera Negra: de repente, o topo (alerta de spoiler)

Posted by

HdTV - Pantera Negra

Uma primeira discussão que surgiu após ver esse filme foi sobre a qualidade e significância do vilão, o assassino da CIA e originário de familia nobre de Wakanda, Killmonger.

Alguns dizem que ele é fraco, pouco profundo e pouco explorado. Outros dizem que ele é sereno, contido, profundo e, por isso mesmo, mais complexo do que a média.

Francamente não sei bem de que lado estou. Possivelmente de nenhum dos dois já que achei que o vilão estava bem adequado ao heroi, principalmente pelas similaridades físicas e psicológicas de ambos, talvez demonstrando ser mais forte do que o heroi e ao mesmo tempo achei que ele podia ter tido um final um pouco mais generoso ao invés de morrer nas mãos do T’Challa logo após ver o por do sol de Wakanda pela primeira vez. Isso fica reforçado pelo resultado da primeira luta entre eles, sem o superpoderes trazidos pela erva-coração e onde o Killmonger supera por muito um aterrorizado T’Challa e o joga de cima de um penhasco, supostamente para morrer nas águas laé embaixo.

Gostei muito da força demonstrada pelos personagens negros, quase a totalidade no filme, mas me incomodei um pouco com o fato de um dos únicos brancos do filme, o Garra Sônica, ser mostrado como um vilão sádico e debochado. Não concordo com a ideia de que se trata de racismo, mas achei que foi um desperdício ele ter sido morto no meio do filme, mesmo que isso fosse necessário para que o Killmonger ganhasse o apoio das tribos de Wakanda e o acesso ao Conselho de líderes.

Para mim, teria sido melhor ele ter fugido, mesmo ferido e enfraquecido, e ter voltado a Wakanda como ameaça real e renovada.

Sobre uma das principais características de Wakanda, a mistura de elementos primitivos/tribais com itens de alta tecnologia baseados em vibranium, confesso que fico meio incomodado. Quer dizer, acho meio esquisito em um momento o cara ser um pastor de cabras e no seguinte estar com um escudo de energia (camuflado na sua túnica) e uma foice de vibranium super resistente. Me soa meio incoerente os nativos não terem mudado e modernizado seu modo de vida usando os eventuais recursos trazidos pela exploração do vibranium. A menos que essa suposta exploração não envolva a venda de itens para o exterior e a consequente entrada de recursos financeiros no país. Fica a dúvida.

Mais uma dúvida: como o vibranium fomentou a tecnologia?

Quer dizer: entendo que o metal permite a utilização em incontáveis itens, todos eles muito eficientes, seja em resistência, seja em usabilidade e exploração das reações do metal ao som e às vibrações, mas como um país fechado para o mundo exterior consegue dinheiro para efetivar o desenvolvimento de tecnologia?

Para mim, o mais coerente seria a entrada de um elemento financeiro e outro técnico externos, mas talvez o pessoal da Marvel tenha uma explicação melhor.

Gosto bastante da postura do T’Challa no filme, tanto como rei quanto como Pantera Negra, mas acho que ele é facilmente superado pela sua irmã, Shuri, responsável pelo gerenciamento de toda a altíssima tecnologia utilizada no país. A menina é espirituosa, engraçada, genial e, por que não dizer, fodástica na operação da tecnologia e no suporte às ações do irmão. Não seria exagero dizer que ela seria uma substituta perfeita para o Tony Stark caso a Marvel decida seguir na linha da armadura passar a ser usada por uma mulher. Genialidade e tutano para segurar a onda ela tem.

Em linhas gerais, me pareceu um filme muito divertido e que entrega muito bem o que a maioria dos fãs de filmes sobre histórias em quadrinhos esperam ver na telona. Naturalmente, um ou outro fã mais radical vai encontrar dezenas de motivos para dizer que o filme estragou os conceitos dos quadrinhos, mas, minha opinião pessoal é que o filme transforma um personagem secundário dos Vingadores em uma figura essencial para tudo o que deve acontecer no futuro da equipe, seja pelo vibranium (e a tecnologia associada a ele), seja pela força de figuras como T’Challa, Shuri e a espetacular Okoye, chefe da guarda pessoal do rei e uma guerreira absurdamente competente.

Correndo o risco de enfurecer muitos, eu colocaria este filme no top 5 dos filmes com personagens da Marvel, o que inclui as produções do Marvel Studios (Vingadores e Guardiões da Galáxia), da Fox (X-Men, Deadpool e Quarteto Fantástico) e Sony (Homem-Aranha), ficando ombro a ombro com “Doutor Estranho”, o primeiro “Vingadores”, “X-Men Primeira Classe” e “Homecoming”.

“Logan”, naturalmente, é hors-concours.

Leave a Reply